Notícias
"Trilateral Solidarity for Building Peace" – Solidariedade Trilateral para a Construção da Paz
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Carl Bildt, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Ahmet Davutoğlu, encontraram-se em Izmir, em 5 de janeiro de 2013.
Representando três países que estão comprometidos em desempenhar funções crescentemente ativas em suas respectivas regiões bem como globalmente, os Ministros sublinharam seu desejo de aprofundar a coordenação em uma gama de desafios que atualmente se apresentam à comunidade internacional.
Nesse sentido, os Ministros observaram que o cenário internacional é atualmente caracterizado por um conjunto de mudanças-chave e desafios que afetam a todos. Chamaram atenção, em particular, aos desdobramentos no Oriente Médio, incluindo o despertar árabe e a questão da Palestina, à crise econômica global com suas ramificações políticas, assim como a outros temas globais como terrorismo, erradicação da pobreza, mudança do clima, liberdade no uso da internet e proliferação nuclear.
Concordando que todos esses temas requerem atenção imediata e resposta coletiva da comunidade internacional, os Ministros reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e expressaram sua determinação em fortalecer a diplomacia, por meio de diálogo e cooperação genuína, com vistas a promover desenvolvimento sustentável, paz, segurança, democracia e direitos humanos.
Os Ministros, nesse contexto, observando a força de suas respectivas democracias, economias robustas, localizações geográficas, engajamento regional e alcance global, concordaram em agir em solidariedade pela construção da paz e promoção de valores comuns. Reafirmaram que a distância geográfica entre seus países é diminuída pela proximidade de suas ideias, pontos de vista e aspirações.
Para esse fim, os Ministros decidiram manter consultas regulares pelas quais se reunirão pessoalmente ou por meio de seus representantes, a fim de trocar pontos de vista e coordenar esforços para contribuir com o progresso em temas nos quais o engajamento coletivo poderá fazer a diferença.