Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 569
Transição da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul
Realizou-se hoje, 21 de novembro, no Palácio Itamaraty, encontro de trabalho entre o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o Ministro das Relações Internacionais e da Cooperação da África do Sul, Ronald Lamola, no contexto da passagem da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul.
Na ocasião, os ministros enfatizaram a significativa contribuição do Sul Global para o G20, destacando a sequência de presidências exercidas por Indonésia (2022), Índia (2023), Brasil (2024) e, a partir de 1º de dezembro de 2024, pela África do Sul. Também discutiram as perspectivas para a presidência sul-africana e seu papel na promoção de temas cruciais para os países em desenvolvimento, como o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a reforma da governança global.
O evento reuniu, ao longo do dia, representantes de órgãos do governo brasileiro envolvidos nas atividades das trilhas de Sherpas e de Finanças, nas áreas de comunicação e logística da presidência brasileira do G20 e na organização do G20 Social. Essas discussões proporcionaram à delegação sul-africana uma visão abrangente de práticas, desafios e aprendizados acumulados durante a presidência brasileira.
O Brasil agradece à África do Sul o apoio prestado durante sua presidência do G20 e reafirma seu compromisso em colaborar nas iniciativas e nos debates que serão conduzidos pela presidência sul-africana.