Notícias
Nota à Imprensa N° 458
Situação em Israel e na Palestina. Repatriação de brasileiros.
O segundo voo de repatriação, com 214 passageiros, pousou no Rio de Janeiro na madrugada de hoje, 12/10.
O terceiro voo de repatriação decolou de Tel Aviv há poucos instantes, com 69 passageiros e uma criança de colo. Em razão da menor autonomia da aeronave, será feita escala técnica em Recife, onde desembarcarão 5 passageiros, na madrugada de 13/10. O voo partirá para destino final em Guarulhos/SP, com chegada prevista para as 15h de sexta-feira.
Dois voos adicionais estão previstos até o domingo, 15/10.
Os candidatos à repatriação estão sendo acomodados conforme critérios de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion.
O Governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, logrou identificar cerca de 20 brasileiros, na sua maioria mulheres e crianças, interessados em sua retirada da Faixa de Gaza. Parte deles está reunida em escola local, onde lhes foram fornecidos alimentos, colchões e roupas de cama, entre outros gêneros. A Embaixada em Tel Aviv solicitou formalmente ao Governo de Israel que não bombardeie a escola.
O Escritório contratou veículos para transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia tão logo seja possível a passagem por Rafah. O Brasil vem reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito.
O governo brasileiro volta a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.
O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.