Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 597
Sessão Especial do Conselho Executivo da OMS sobre Palestina
O Brasil acolheu a aprovação por consenso, pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), de resolução sobre as condições de saúde nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental, no último dia 10 de dezembro.
O Brasil foi um dos países que solicitaram a convocação de sessão especial do Conselho para tratar da emergência de saúde em Gaza decorrente do conflito que afeta aquele território.
A resolução insta o fornecimento desimpedido, imediato e sustentável de ajuda humanitária e reitera a importância do cumprimento das obrigações de direito internacional humanitário. Prevê uma série de medidas a serem implementadas pela OMS, tais como monitoramento e avaliação do impacto em saúde pública da crise e fortalecimento da assistência técnica e material à população palestina.
O Brasil espera que a implementação da referida resolução contribua para melhorar as condições daqueles afetados pela crise humanitária e reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado palestino viável vivendo em paz e segurança ao lado de Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.