Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 444
Reunião Ministerial da Comissão das Nações Unidas para Consolidação da Paz (PBC)
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, presidiu hoje, 26/9, reunião ministerial da Comissão das Nações Unidas para Consolidação da Paz (PBC, na sigla em inglês), realizada à margem da semana de alto nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O Brasil assumiu a presidência da PBC em fevereiro de 2024, com mandato de um ano. É a segunda vez que o país ocupa tal posição desde a criação da Comissão, em 2005.
A reunião discutiu o trabalho da Comissão e as prioridades para a Revisão da Arquitetura de Consolidação da Paz da ONU, de 2025. Esse processo ocorre a cada cinco anos e tem como principal objetivo aprimorar o apoio das Nações Unidas aos esforços nacionais e regionais para prevenir o surgimento, a escalada, a continuação e a recorrência de conflitos. Por meio de ações de consolidação da paz, busca-se oferecer respostas às causas subjacentes dos conflitos e atuar para sua prevenção e para a consolidação das bases de uma paz duradoura.
Em sua intervenção, o Ministro Mauro Vieira enfatizou a importância de fortalecer a capacidade da Comissão de produzir resultados efetivos para os países que, voluntariamente, são tratados em sua agenda, inclusive por meio de parcerias com instituições financeiras internacionais e do compartilhamento de boas práticas. Ressaltou ser necessário aproximar a PBC do Conselho de Segurança e de outros órgãos das Nações Unidas, com vistas a um tratamento mais eficaz e integrado dos esforços de consolidação da paz.
Na presidência da PBC, o Brasil tem encorajado discussões sobre o futuro da Comissão e sobre a importância de que atue de forma mais ativa na prevenção de conflitos, tendo presente a inequívoca interdependência entre segurança e desenvolvimento na busca por uma paz duradoura.