Notícias
Reunião de Consulta da América Latina e do Caribe como Contribuição Regional para o Pacto Global sobre Refugiados
Será realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília, nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro, a Reunião de Consulta da América Latina e do Caribe como Contribuição Regional para o Pacto Global sobre Refugiados, organizada pelo governo brasileiro em parceria com o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados).
A reunião tem como propósito consolidar as contribuições e boas práticas da região para a proteção global de pessoas refugiadas, deslocadas e apátridas. A partir da experiência latino-americana e caribenha, serão compiladas recomendações para a elaboração do Pacto Global sobre Refugiados, a ser adotado em 2018, conforme previsto na Declaração de Nova York sobre Refugiados e Migrantes, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2016.
Participarão do evento representantes de todos os países da região, países observadores, organizações internacionais e sociedade civil, bem como o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi.
A América Latina e o Caribe abrigam, segundo estatísticas do ACNUR, cerca de 16% das 65 milhões de pessoas forçadas a se deslocar devido a conflitos, guerras e perseguições em todo o mundo. Esta reunião de consulta reafirmará a abordagem solidária da região e a sua longa tradição de conceder refúgio, acolhida e atenção para todas as pessoas perseguidas e necessitadas de proteção internacional.