Notícias
Nota à Imprensa nº 152
Resultados da COP-26
O Brasil contribuiu construtivamente para os resultados alcançados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), em Glasgow. O Governo brasileiro agradece ao Governo do Reino Unido, país anfitrião, ao Secretário-Geral das Nações Unidas, à Secretária-Executiva da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e a todos os países participantes pelo empenho nas negociações.
Os negociadores brasileiros atuaram de forma colaborativa na busca dos consensos possíveis sobre os temas em pauta. O Governo brasileiro acolhe positivamente os entendimentos para a definição das regras operacionais do Acordo de Paris, envolvendo mercados globais de redução de emissões, transparência de ações e de apoio, marcos temporais comuns, adaptação e financiamento climático.
O Governo brasileiro considera que o quadro multilateral da UNFCCC e seus instrumentos seguem fortalecidos como a referência para enfrentar problemas comuns causados pela mudança do clima. O momento gerado em Glasgow demanda engajamento de todos para implementar as decisões tomadas, tendo presente as responsabilidades comuns, porém diferenciadas, e respectivas capacidades das Partes, assim como suas circunstâncias nacionais.
O Brasil reitera seu compromisso com a implementação de todos os compromissos previstos na Convenção-Quadro, no Protocolo de Quioto e no Acordo de Paris. As soluções para o problema climático passam pelo desenvolvimento sustentável, pela busca da neutralidade de emissões no conjunto das atividades econômicas, pelo aumento na capacidade de adaptação, pela redução de riscos e pelo abandono de padrões insustentáveis de produção e consumo.
Em todas essas áreas, o Brasil mostrou em Glasgow que é parte da solução para os problemas causados pela mudança do clima.