Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 122
Nota Conjunta do Ministério das Relações Exteriores, da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Economia e do Ministério da Cidadania - Segunda parte da Reunião Ministerial do Conselho da OCDE
Foi realizada, em Paris, nos dias 5 e 6 de outubro, a Segunda Parte da Reunião Ministerial do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), dedicada ao tema “Valores compartilhados: construindo um futuro verde e inclusivo”. O Brasil se fez representar por delegação de alto nível chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e integrada, em particular, pelo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Senador Ciro Nogueira, pelo Ministro da Cidadania, Deputado João Roma, e pelo Secretário-Executivo do Ministério da Economia Marcelo Guaranys.
O evento foi presidido pelo Secretário de Relações Exteriores dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, e marcou a comemoração do 60º aniversário da OCDE. O encontro renovou o compromisso da Organização como plataforma eficaz de cooperação entre democracias de mercado na busca de soluções para os atuais desafios econômicos, sociais e ambientais da comunidade internacional. O Brasil foi convidado a participar da reunião na condição, ao mesmo tempo, de parceiro-chave e de candidato à acessão à Organização.
Na reunião, os representantes brasileiros fizeram intervenções em diferentes sessões da Reunião da OCDE, especialmente as dedicadas à tributação, comércio internacional, financiamento ao desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social. Apresentaram as posições brasileiras, bem como os atributos e desenvolvimentos observados no País nessas mencionadas áreas. Mantiveram também reuniões bilaterais com seus homólogos à margem dos trabalhos da reunião.
A reunião foi também oportunidade para a delegação brasileira enfatizar a consonância do país com os princípios e valores fundamentais da OCDE. O Brasil está comprometido com o objetivo de iniciar sua acessão como membro pleno da Organização Em linha com esse compromisso, a delegação brasileira aproveitou a ocasião para salientar a importância da Organização na governança econômica global e o papel do Brasil no fortalecimento da OCDE em seu processo de ampliação.