Notícias
Nomeação do embaixador José Viegas Filho como Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau
O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a nomeação do embaixador José Viegas Filho para o cargo de representante especial do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau e chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
O embaixador José Viegas Filho tem ampla experiência diplomática e governamental. Chefiou as missões diplomáticas brasileiras em Copenhague, Lima, Moscou, Madri e Roma. Ocupou, ainda, o cargo de ministro da Defesa nos anos de 2003 e 2004.
A nomeação do embaixador Viegas reflete o apoio do Brasil aos esforços das Nações Unidas para a consolidação da paz e o desenvolvimento da Guiné-Bissau, país membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O UNIOGBIS tem mandato da ONU para apoiar o diálogo político e o processo de reconciliação nacional na Guiné-Bissau, bem como liderar os esforços internacionais nesse sentido, em cooperação com o Governo bissau-guineense e com a Comissão de Consolidação da Paz (CCP) das Nações Unidas. O Brasil preside a configuração específica da CCP para a Guiné-Bissau desde sua criação, em 2007.