Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 323
Lançamento do Comitê Nacional de Participação pela Mesa de Diálogos de Paz entre o Colômbia e o Exército de Libertação Nacional
O governo brasileiro congratula-se com a Mesa de Diálogos de Paz entre o governo da República da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN) pela instalação do Comitê Nacional de Participação (CNP), que ocorreu em Bogotá hoje, 3 de agosto de 2023, com a presença do Presidente Gustavo Petro. O Embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita, participou do evento acompanhado da garante brasileira na Mesa de Diálogos de Paz, Embaixadora Glivânia de Oliveira.
O ato de lançamento do CNP em 3 de agosto, mesmo dia em que entra em vigor pleno o “Acordo de Cessar-Fogo Bilateral, Nacional e Temporário entre o governo da República da Colômbia e o ELN”, eleva o processo de diálogo a um novo patamar e fortalece a esperança de uma paz sustentável e duradoura na Colômbia.
O ato inaugural ocorre, ainda, um dia após a aprovação pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas de resolução que amplia o mandato da Missão de Verificação da ONU na Colômbia para que possa monitorar e verificar a implementação do cessar-fogo entre o governo colombiano e o ELN. Essa decisão materializa o sólido compromisso da comunidade internacional com o processo de paz na Colômbia.
O Brasil, como país garante do processo de paz entre o governo colombiano e o ELN, ao lado de Chile, Cuba, Noruega, México e Venezuela, reitera seu compromisso de continuar contribuindo para que a reconciliação na Colômbia seja construída pela via do diálogo e da participação social inclusiva.