Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 241
Indicação da brasileira Anacláudia Rossbach para o cargo de diretora-executiva do ONU-Habitat – Nota conjunta MRE-Cidades
Hoje, 7 de junho, a Assembleia-Geral da ONU referendou a indicação do Secretário-geral das Nações Unidas da brasileira Anacláudia Marinheiro Centeno Rossbach para o cargo de diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Ela comandará o Programa no mandato 2024-2028 e será a brasileira em nível mais elevado no secretariado das Nações Unidas.
Proposta pelo Ministério das Cidades por sua capacidade técnica e experiência, Anacláudia Rossbach é especialista em políticas urbanas e de habitação social, consultora e ativista em prol de cidades mais equitativas. Economista com mais de 20 anos de trajetória e vasta experiência, atualmente facilita o intercâmbio de conhecimento e assistência técnica em políticas públicas habitacionais e urbanas. Embora não se trate de cargo eletivo, a atuação dos ministérios das Relações Exteriores e das Cidades foi decisiva para alcançar a indicação. O nome de Anacláudia angariou dezenas de apoios de países e de organizações nacionais e internacionais ligadas à agenda urbana.
A indicação de Anacláudia Rossbach reflete ainda o apoio recebido do Foro de Altas Autoridades e Ministros de Habitação e Urbanismo da América Latina e Caribe (MINURVI), atualmente presidido pelo Brasil. O Foro destacou a importância de um nome da América Latina e do Caribe como demonstração da relevância da região e de sua contribuição para o multilateralismo.
Sediado em Nairóbi, o ONU-Habitat responde por questões relacionadas ao processo de urbanização e a assentamentos humanos, com foco na redução de riscos de desastres. Estabelece parcerias para promover cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis e promove a urbanização como força transformadora positiva para pessoas e comunidades, reduzindo a desigualdade, a discriminação e a pobreza.