Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 112
Habilitação de 38 novos frigoríficos para exportação de carnes à China
O governo brasileiro acolheu com satisfação a decisão da Administração Geral de Aduanas da China (GACC), anunciada hoje (12/3), de habilitar mais 38 frigoríficos nacionais a exportar carnes para o mercado chinês. Com a medida, o número de estabelecimentos habilitados eleva-se de 106 para 144, com ampliação significativa das oportunidades de comércio bilateral.
As novas habilitações são resultado de intenso processo negociador, que incluiu a realização de auditorias "in loco" e por videoconferência por parte do órgão habilitador chinês, em estreita cooperação entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Entre as empresas habilitadas, estão 24 frigoríficos de carne bovina e 8 frigoríficos de carne de frango, além de entrepostos frigoríficos e um produtor de carne bovina termoprocessada. Trata-se da primeira habilitação de empresa desse produto, desde a assinatura do Protocolo Sanitário para a exportação de carne bovina termoprocessada entre os dois países, em 2019. Também é a primeira vez que entrepostos frigoríficos brasileiros são habilitados pela China.
No ano em que Brasil e China celebram 50 anos de suas relações diplomáticas, a decisão chinesa demonstra confiança renovada na qualidade da carne brasileira e na robustez de nossos controles sanitários por parte de um dos mercados mais exigentes do mundo.
A China é o principal destino das exportações de carnes do Brasil. Em 2023, o mercado chinês representou cerca de 37% do total das exportações brasileiras do produto, no valor de 8,3 bilhões de dólares.