Notícias
Nota à Imprensa nº 546
Falecimento do Embaixador Alberto da Costa e Silva
O Ministério das Relações Exteriores informa, com grande pesar, o falecimento do Embaixador Alberto da Costa e Silva, aos 92 anos, na madrugada de hoje no Rio de Janeiro.
Nascido na cidade de São Paulo, fez os estudos primários e iniciou o curso secundário em Fortaleza. Em 1943, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou o Externato São José e o Instituto Lafayette. Formou-se no Instituto Rio Branco em 1957. Como diplomata, ocupou relevantes funções em Brasília, entre elas a de chefe do Departamento Cultural (1983-84), a de Subsecretário-geral de administração (1984-86) e a de Inspetor do Serviço Exterior (1995-98). Ao longo de uma carreira destacada, no exterior serviu inicialmente nas embaixadas em Lisboa, Washington, Caracas, Madri e Roma, antes de ser embaixador na Nigéria (1979-83) e cumulativamente em Cotonu, Benim (1981-83), em Portugal (1986-90), na Colômbia (1990-93) e no Paraguai (1993-95).
Sua valiosa e extensa contribuição diplomática o tornaram um dos artífices da política externa brasileira para a África.
Além desse profundo legado diplomático, Alberto da Costa e Silva desenvolveu uma brilhante carreira acadêmica, como poeta e ensaísta, nos mais diversos temas históricos e culturais, como historiador e destacado africanista. Já na condição de um dos principais intelectuais brasileiros, foi eleito, em 2000, para ocupar a cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras, entidade que presidiu em 2002 e 2003.
Em 2004 foi escolhido pela União Brasileira de Escritores (UBE) e Folha de São Paulo como o "Intelectual do Ano" (Prêmio Juca Pato). Alberto da Costa e Silva foi distinguido com o Prêmio Camões, em 2014, pelo conjunto de sua obra, e também designado acadêmico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Deixa sete netos, uma bisneta recém-nascida, e três filhos, todos vinculados ao Itamaraty: a Embaixatriz Elza Maria e os Embaixadores Antônio Francisco e Pedro Miguel.
O Ministério das Relações Exteriores expressa à família, aos amigos e aos discípulos do Embaixador Alberto da Costa e Silva as mais sentidas condolências.