Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 162
Falecimento de Ruy Ohtake
O Ministério das Relações Exteriores tomou conhecimento, com pesar, do falecimento do arquiteto Ruy Ohtake, em 27 de novembro.
A obra de Ruy Ohtake transformou a paisagem urbana em muitos lugares no Brasil e no mundo, mas sobretudo em São Paulo, que concentra o maior número de suas construções.
Aclamado entre os principais nomes da arquitetura contemporânea, recebeu inúmeras honrarias ao longo da carreira, com destaque para o Prêmio Carlos Millan, em 1971, e a Comenda Colar de Ouro, em 2006, ambas do Instituto de Arquitetos do Brasil.
Ruy Ohtake foi colaborador frequente do Itamaraty em iniciativas de promoção internacional da arquitetura brasileira. O maior legado dessa parceria está materializado na Embaixada do Brasil em Tóquio, projetada pelo arquiteto em 1981 e considerada pelo New York Times como uma das preciosidades da arquitetura contemporânea da capital japonesa.
Filho mais velho da consagrada artista Tomie Ohtake (1913-2015), considerada a dama das artes plásticas brasileiras, Ruy e sua família são expressão das profundas relações humanas que unem o Brasil ao Japão.
O Ministério das Relações Exteriores expressa seus sentimentos aos familiares, colegas e amigos de Ruy Ohtake e une-se aos que lamentam a perda de um dos talentos que projetaram a arquitetura brasileira no exterior.