Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 436
Evento de alto nível: "Em defesa da democracia: combatendo o extremismo"
Realizou-se hoje, 24/9, em Nova York, o evento "Em defesa da democracia: combatendo o extremismo", à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Promovido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Presidente de Governo da Espanha, Pedro Sánchez, o evento teve como objetivo discutir formas de avançar os princípios democráticos e de proteger as instituições de movimentos extremistas. Participaram os presidentes da França, Emmanuel Macron, de Cabo Verde, José Maria Neves, do Chile, Gabriel Boric e do Conselho Europeu, Charles Michel; os primeiros-ministros de Barbados, Mia Mottley, do Canadá, Justin Trudeau, do Timor Leste, Xanana Gusmão, além dos representantes da Noruega, Colômbia, Quênia, México, Estados Unidos, Senegal e da ONU.
Na ocasião foram abordados o enfrentamento à desinformação, aos discursos de ódio e ao extremismo violento, além do combate a todas as formas de desigualdades e a promoção do crescimento econômico sustentável e inclusivo.
O Brasil considera que a reunião reitera compromisso com a defesa da democracia, o desenvolvimento e o respeito por todos dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Trata-se de objetivos interdependentes e que se reforçam mutuamente com vistas à promoção de sociedades prósperas, justas e plurais.
Íntegra do discurso do Presidente Lula está disponível em: