Notícias
Estabelecimento de mesa de negociações para a paz entre o Governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN)
O Governo brasileiro recebeu com grande satisfação o anúncio, pelo Presidente Juan Manuel Santos, da decisão do Governo da Colômbia e do Exército de Libertação Nacional (ELN) de estabelecerem uma mesa formal de negociações para a paz. Trata-se de mais uma evolução positiva no processo de reconciliação nacional e consolidação da paz na Colômbia, país vizinho e amigo e importante parceiro na construção da integração regional.
O Brasil, que contribuiu para o processo de diálogo entre o Governo colombiano e o ELN desde o seu início, em janeiro de 2014, sente-se honrado em aceitar novamente a função de país garante, na nova e histórica fase pública que agora se inicia.
Essa conclusão exitosa da etapa inicial do diálogo entre o Governo colombiano e o ELN se soma aos importantes avanços que vêm sendo registrados nas negociações de um Acordo Final para o Término do Conflito e a Construção de uma Paz Estável e Duradoura entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP). Com isso, torna-se mais próximo o que o Presidente Santos chamou de “o fim definitivo do conflito armado na Colômbia”.
Ao reiterar o compromisso permanente do Brasil com a preservação da paz e a manutenção da estabilidade regional, o Governo brasileiro se congratula com todos os colombianos por mais esse auspicioso anúncio e reitera seu empenho em seguir contribuindo para os esforços em favor da plena pacificação da Colômbia, que certamente trará efeitos positivos para toda a região.