Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 512
Eleição do Brasil para o Conselho de Auditores das Nações Unidas
Em 3 de novembro, o ministro Bruno Dantas, na qualidade de presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), foi eleito por aclamação para compor o Conselho de Auditores das Nações Unidas, mandato 2024-2030.
A eleição do ministro Bruno Dantas demonstra reconhecimento por sua destacada atividade internacional, em especial à frente da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), bem como pela excelência técnica do Tribunal de Contas da União. Durante os seis anos de mandato do Brasil, os ministros que assumirem a presidência do TCU também ocuparão assento no Conselho.
O Conselho é órgão independente, composto de apenas três auditores-gerais, responsável por auditar as contas da ONU, inclusive de seus Fundos e Programas, e por elaborar recomendações para o aprimoramento da governança e da gestão do sistema ONU. Embora a autoridade a ocupar o cargo seja o auditor-geral do país, o que equivale, no Brasil, ao presidente do TCU, as funções são desempenhadas com o apoio de equipe de auditores da instituição de auditoria nacional. Trata-se da primeira vez que a Corte de Contas brasileira, em mais de 130 anos de história, exercerá função no Conselho de Auditores da ONU. O Brasil é décimo segundo maior contribuinte ao orçamento regular da ONU.