Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 487
Eleição da brasileira Alessandra Devulsky para o Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas
A brasileira Alessandra Devulsky foi eleita hoje (11/10), por aclamação, para o Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Exercerá mandato como perita independente até 2026, em vaga reservada ao Grupo de países da América Latina e Caribe (GRULAC). O resultado demonstra as qualidades e credenciais da candidata brasileira, bem como evidencia o reconhecimento das contribuições do Brasil ao sistema multilateral de direitos humanos.
Alessandra Devulsky é advogada, doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie e especialista em Direito Ambiental. Com mais de 13 anos de experiência acadêmica, é atualmente professora da Universidade de Quebec. Guiada pelos ideais de proteção dos direitos fundamentais, construiu trajetória na advocacia e na academia, com artigos publicados em áreas como direitos humanos, pessoas com deficiência, racismo, gênero e democracia. Será a terceira brasileira a ocupar vaga no Comitê.
O Comitê Assessor presta apoio técnico ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, por meio de recomendações e estudos. É composto por 18 peritos que desempenham suas funções em caráter independente.