Notícias
Dia Mundial Humanitário
Hoje, 19 de agosto, celebra-se o Dia Mundial Humanitário instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2008, para homenagear as pessoas que dedicam suas vidas a ações humanitárias. A data foi escolhida para recordar o atentado ao Escritório das Nações Unidas no Iraque, ocorrido em 2003, que vitimou 22 pessoas, entre as quais o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, funcionário da organização que dedicou sua carreira à promoção da paz, com destacada atuação em assuntos humanitários.
Ao reiterar seu apoio aos esforços da comunidade internacional para responder às diversas crises humanitárias que assolam o mundo, o governo brasileiro expressa sua preocupação com o crescente número de vítimas de conflitos armados e desastres. Segundo as Nações Unidas, ao final de 2015, havia 130 milhões de pessoas, em 37 países, que necessitavam de assistência humanitária.
O governo brasileiro congratula os trabalhadores humanitários de todo o mundo, reconhecendo sua inestimável contribuição em favor das vítimas de crises humanitárias, e sublinha a importância de assegurar a proteção desses trabalhadores, de facilitar o acesso de assistência às populações afetadas e de respeitar o direito internacional humanitário.