Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 113
Debate aberto de alto nível do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre comunicação estratégica nas operações de manutenção da paz
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, presidiu hoje, 12/7, debate aberto de alto nível no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York.
O debate integra série de eventos organizados no contexto da presidência de turno brasileira do Conselho de Segurança durante o mês de julho.
Contou com apresentações do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, do “Force Commander” da Missão da ONU para a Estabilização na República Democrática do Congo, o General brasileiro Marcos de Sá Affonso da Costa, e da representante do “International Peace Institute” (IPI), Jenna Russo.
O debate aberto teve como objetivo fortalecer a comunicação estratégica nas operações de paz, para promover melhor entendimento das populações locais sobre o papel da ONU nos conflitos, inclusive para maior proteção de civis e dos capacetes azuis (“peacekeepers”).
Por ocasião do debate aberto, foi adotada, por iniciativa brasileira, declaração presidencial do Conselho de Segurança sobre o tema da comunicação estratégica em operações de manutenção da paz.
O Brasil é tradicional contribuinte de tropas para as operações de manutenção de paz da ONU. Militares e policiais brasileiros atuam em 7 das 12 operações de paz atualmente em andamento. Nos últimos anos, o País consolidou-se também como importante provedor de treinamento para militares de outros países.