Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 318
Curso sobre Diplomacia Amazônica para Jovens Diplomatas dos Países-Membros da OTCA
O Ministério das Relações Exteriores deu início, em 31 de julho, ao I Curso sobre Diplomacia Amazônica para Jovens Diplomatas dos Países-Membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O evento, que se encerrará em 3 de agosto, é organizado pelo Instituto Rio Branco, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).
A iniciativa insere-se no contexto da realização da Cúpula da Amazônia, em Belém/PA, em 8 e 9 de agosto, e da prioridade conferida pela política externa brasileira à Amazônia. O Curso buscará promover reflexão entre os jovens diplomatas da região sobre elementos para uma diplomacia amazônica dinâmica e cooperativa, estruturada nos vetores de atuação da OTCA, além de fomentar a cooperação entre as academias diplomáticas dos países amazônicos em tema de importância estratégica para a região.
O programa do evento é composto por 7 painéis, sobre os seguintes temas: i) Diplomacia Amazônica; ii) Perspectivas para a Cooperação Regional na Amazônia; iii) Cooperação para Prevenção e Combate aos Crimes Ambientais; iv) Diplomacia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia; v) Bioeconomia e Biodiversidade; vi) Dimensão Humana na Amazônia; vii) Mecanismos de Incentivo e de Financiamento para o Desenvolvimento Regional Sustentável na Amazônia.
Os painéis contarão com participação de autoridades governamentais e de organizações internacionais, além de representantes da academia. Participarão do Curso diplomatas em formação das capitais de todos os países membros da OTCA; alunos de graduação e pós-graduação de áreas de estudo e pesquisa relacionados com o tema da Universidade de Brasília (UnB); bem como funcionários e lideranças de órgãos e agências de governo, ademais de representantes da Sociedade Civil.
O programa está disponível aqui.