Notícias
Condolências pelo falecimento do Primeiro-Ministro da Etiópia, Meles Zenawi
Por ocasião do falecimento do Primeiro-Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Meles Zenawi, a Presidenta Dilma Rousseff enviou hoje a seguinte mensagem ao Presidente Girma Wolde-Giorgis:
"Senhor Presidente,
Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Sua Excelência o Primeiro-Ministro Meles Zenawi. Em nome do povo brasileiro e em meu próprio nome, desejo transmitir a seus familiares, ao Governo e ao povo etíope as mais sinceras condolências.
À frente do Governo etíope, Zenawi atuou de forma incansável pelo desenvolvimento socioeconômico em seu país. Seu importante papel na mediação de conflitos e seu compromisso com a paz e estabilidade regionais ficarão marcados na história do continente africano.
Neste momento de dor e de perda, esteja seguro de poder contar com a plena solidariedade do Brasil e com os laços de amizade que unem nossos países.”
De sua parte, o Ministro das Relações Exteriores Antonio de Aguiar Patriota enviou, também no dia de hoje, a seguinte mensagem ao Chanceler e Primeiro-Ministro em exercício da República Democrática Federal da Etiópia, Hailemariam Desalegn:
“Senhor Primeiro-Ministro,
Entristeceu-me profundamente o falecimento de Sua Excelência, o Primeiro-Ministro Meles Zenawi. Como Vossa Excelência recordará, durante minha visita à Etiópia em abril passado, ocasião em que mantivemos encontro bastante profícuo, tive também a honra de ser recebido pelo Sr. Zenawi.
Sua devoção à Etiópia e a seu povo, bem como sua dedicação à promoção da paz e estabilidade na região, terão um legado duradouro. Sua ausência será, sem dúvida, muito sentida.
Neste momento de pesar, transmito minha solidariedade pessoal e os sentimentos do povo e Governo do Brasil à família do Primeiro-Ministro Meles Zenawi, assim como ao povo e Governo da Etiópia.”