Notícias
Conclusão do Processo de Ratificação do Tratado para o Estabelecimento de um Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS (CRA) e Entrada em Vigor do Acordo
O Governo brasileiro, na condição de depositário do Tratado para o Estabelecimento de um Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS (CRA), registra com satisfação que foi concluído hoje o processo de recebimento das cartas de ratificação do referido Tratado.
Assinado em 15 de Julho de 2014, na Cúpula de Fortaleza, o acordo entrará em vigor em 30 dias.
O CRA tem por finalidade prover recursos temporários aos membros do BRICS que enfrentem pressões em seus balanços de pagamentos. O instrumento contribuirá para promover a estabilidade financeira internacional, na medida em que complementará a atual rede global de proteção financeira. O mecanismo também reforçará a confiança dos agentes econômicos e financeiros mundiais e mitigará o risco de contágio de eventuais choques que possam afetar as economias do agrupamento.
No caso do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), prevê-se a conclusão do processo de ratificações na próxima semana, já tendo sido recebidas as cartas de ratificação de Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.