Notícias
Comunicado do Grupo de Lima
Tradução não oficial
Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México, Paraguai e Peru manifestam seu apoio à República do Panamá em razão das medidas adotadas pela República Bolivariana da Venezuela contra autoridades e empresas panamenhas, como represália a uma lista de indivíduos venezuelanos de alto risco, publicada pelo Panamá nos últimos dias.
Lamentam que o governo venezuelano, em vez de contribuir para os esforços da comunidade global para defender a democracia e os direitos humanos, bem como proteger os sistemas financeiros internacionais, continue com a ruptura da ordem constitucional e das normas internacionais, adotando medidas em detrimento dos países da região e de seus cidadãos, com uma lista que carece de fundamento e marco jurídico. Rejeitam, ademais, que tais medidas limitem a conectividade da região e dificultem o deslocamento de milhares de venezuelanos e latino-americanos que usam o Panamá como hub aéreo.
Reiteram seu apelo ao governo da Venezuela para que se comprometa na busca de uma solução para a crise política, econômica, social e humanitária naquele país, que afeta seus cidadãos e todos os países da região.