Notícias
NOTA À IMPRENSA N°63
Comemoração do 5° aniversário do Programa LAC/OCDE
O Brasil e o México copresidiram, em 28/05/2021, a XII Reunião do Grupo Diretor do Programa Regional da OCDE para a América Latina e o Caribe (Programa LAC), ocasião em que foi celebrado o aniversário de 5 anos da iniciativa.
O evento de alto nível contou com a participação do Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, do Secretário-Geral eleito da OCDE, Mathias Cormann, de líderes da região (Presidentes da Costa Rica e Vice-Presidentes de Honduras e El Salvador), além de Ministros das Relações Exteriores de países latino-americanos e de titulares de organismos internacionais parceiros, como a CEPAL, a OEA, o BID e o Banco Mundial.
O encontro permitiu amplo debate sobre a recuperação econômica na esteira da pandemia da COVID-19 e o papel da OCDE no apoio ao desenvolvimento regional. Os participantes compartilharam experiências sobre as reformas estruturais necessárias para promover economias resilientes e sustentáveis, capazes de melhorar o bem-estar e garantir melhores condições de vida para os cidadãos.
Como copresidentes do Programa, os representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Secretaria de Relações Exteriores do México abriram a reunião. O Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, Emb. Sarquis J. B. Sarquis, ressaltou a importância do Programa LAC como canal para facilitar o diálogo da América Latina e Caribe com a OCDE e promover a resiliência, a coesão social e a recuperação econômica da região.
A presença brasileira no Programa LAC tem sido uma das principais vertentes de atuação do país na OCDE. O Programa atua nas áreas de aumento da produtividade, ampliação da inclusão social e fortalecimento das instituições e da governança. Tem fornecido uma plataforma eficaz e de alto nível para o diálogo político que aproxima os países da América Latina às melhores práticas internacionais. Nesse contexto, o Brasil tem-se beneficiado da experiência da Organização e do diálogo com os parceiros regionais para subsidiar a elaboração de suas políticas públicas.