Notícias
Cerimônia de entrega do II Prêmio Diáspora Brasil
Será realizada hoje, 28 de maio, às 17h, no Palácio Itamaraty em Brasília, a cerimônia de entrega do II Prêmio Diáspora Brasil. Trata-se de iniciativa conjunta do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cuja primeira edição foi realizada em maio de 2014, também no Itamaraty.
O Prêmio Diáspora Brasil tem por objetivo reconhecer os talentos brasileiros da área de ciência, tecnologia e inovação e empreendedorismo, bem como sua contribuição para a construção de uma imagem positiva do Brasil no exterior e para o fomento da inovação e do desenvolvimento tecnológico no País. Esta segunda edição do Prêmio, que tem por tema "O Talento Brasileiro que Inspira o Mundo", também visa a reconhecer os profissionais que se destacaram no fortalecimento da Rede Diáspora Brasil, iniciativa da ABDI que busca estruturar rede dinâmica e colaborativa de profissionais brasileiros para a geração de negócios e projetos em áreas intensivas em conhecimento e tecnologia, tanto no exterior quanto no Brasil.
O II Prêmio Diáspora terá sete agraciados. Na categoria Menção Honrosa: Marcelo Gleiser, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College; e Michel Nussenzweig, pesquisador da área de imunologia humana e médico sênior no Instituto Médico Howard Hughes da Universidade Rockefeller. Na categoria Destaque Rede Diáspora Brasil: Ana Lopes, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Boston University; e Marcia de Souza Lima, médica e vice-diretora da Rede Global de Doenças Tropicais Negligenciadas do Instituto de Vacinas Sabin. Na categoria Profissional do Ano, dividida em três subáreas, Vitor Pamplona, cientista da computação e CEO e fundador da EyeNetra (Tecnologias da Informação e das Comunicações – TICs); Fred Aslan, biólogo, médico e Vice Presidente da Venrock e fundador e CEO da Advance Medical (Gestão e Negócios); e Karin Nielsen, médica e professora da Escola de Medicina e Diretora do Centro para Estudos do Brasil na Universidade da Califórnia em Los Angeles (Complexo da Saúde).
A entrada para jornalistas no Palácio Itamaraty será feita mediante apresentação de credencial permanente do Ministério das Relações Exteriores ou da Presidência da República.