Notícias
Celebração de Acordo de Cooperação entre o Itamaraty e o BNDES para a Promoção dos Biocombustíveis em Países em Desenvolvimento – Brasília, 17 de fevereiro de 2011
Em cerimônia realizada hoje no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota, e o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, firmaram acordo de cooperação com o objetivo de realizar estudos na área de bioenergia em países em desenvolvimento.
Nos entendimentos entre o Itamaraty e o BNDES, ficou acertado que o primeiro desses estudos será conduzido na União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA), organização regional da qual participam oito países da África Ocidental (Benim, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Máli, Níger, Senegal e Togo). O Brasil celebrou com a UEMOA, em outubro de 2007, Memorando de Entendimento na Área de Biocombustíveis, que prevê a realização de estudo de viabilidade para a produção e uso de biocombustíveis nos países que integram a organização. O estudo determinará os locais mais indicados e as melhores condições de sustentabilidade para a instalação de projetos de bioenergia.