Notícias
Audiência do presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Kundapur Vaman Kamath, com o ministro Aloysio Nunes Ferreira
O ministro Aloysio Nunes Ferreira recebeu hoje, 25 de abril, Kundapur Vaman Kamath, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que realiza sua primeira visita oficial ao Brasil. Foram discutidos os principais temas da atual agenda do banco, entre os quais seu processo de consolidação institucional e a adesão de novos membros.
O NDB foi criado em julho de 2014, na Cúpula de Fortaleza do BRICS, com o objetivo de mobilizar recursos para o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul têm representação paritária no banco.
O banco já aprovou sete diferentes operações de empréstimos nos cinco países do grupo BRICS, que somadas totalizam US$ 1,5 bilhão e se destinam a ações nas áreas de energias renováveis e infraestrutura de transporte rodoviário. Financiamento da ordem de US$ 300 milhões foi concedido ao BNDES para financiar projetos na área de energias renováveis.