Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 244
Ataque a campo de deslocados internos na República Democrática do Congo (RDC)
O governo brasileiro condena o ataque realizado a campo de deslocados internos localizado na província de Ituri, na República Democrática do Congo (RDC), em 12 de junho, que resultou em pelo menos 45 mortos, incluindo 23 crianças.
Ao repudiar os ataques, o Brasil manifesta sua solidariedade aos feridos, à população e ao governo da RDC e transmite suas condolências aos familiares das vítimas.
O governo brasileiro exorta todos os atores envolvidos no conflito na RDC a garantir a proteção dos civis, o respeito ao Direito Internacional Humanitário e o respeito aos direitos humanos.
O Brasil reitera seu apoio aos esforços das Nações Unidas, em particular da MONUSCO, da Comunidade da África Oriental (CAO), e de outras iniciativas regionais que visam à estabilização no leste da RDC. Nesse sentido, exorta todos os grupos beligerantes a participarem do Processo de Nairóbi, sob a égide da CAO, que visa a estabelecer as bases políticas para o diálogo entre os principais atores envolvidos, com o objetivo de alcançar a paz e a estabilidade naquela região do país.