Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 131
Associação do Brasil, como Estado Observador, à Organização do Mundo Islâmico para a Educação, as Ciências e a Cultura (ICESCO)
O Brasil comunicou à Organização do Mundo Islâmico para a Educação, as Ciências e a Cultura (ICESCO), em 14 de março, a aceitação do convite para associar-se ao órgão como Estado observador, respondendo à proposta feita pelo Diretor-Geral da ICESCO, Salim Al Malik, ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ICESCO foi criada em 1982 e conta, atualmente, com 54 estados membros da África, do Oriente Médio, da Ásia e da América do Sul. O organismo, sediado em Rabat, é um centro para o desenvolvimento e a cooperação nos campos de educação, ciência e cultura. A ICESCO desenvolve anualmente cerca de 450 projetos em áreas como patrimônio, capacitação técnica, apoio à inovação e inteligência artificial.
A presença brasileira na ICESCO como observador insere-se na estratégia de diversificação de parcerias externas do Brasil, com benefícios à diplomacia multilateral cultural brasileira, ao possibilitar o aprofundamento do relacionamento com os países membros da Organização e a realização de parcerias em projetos de cooperação da ICESCO.