Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 294
Ampliação do número de assentamentos ilegais por Israel na Cisjordânia
O Governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do anúncio, pelo governo israelense, em 27 de junho passado, da decisão arbitrária de ampliar o número de assentamentos ilegais na Cisjordânia.
A decisão do governo israelense não só constitui flagrante violação do direito internacional, mas também põe em grave risco a solução de dois Estados, assim como a construção de uma paz duradoura na região, além de ameaçar os contínuos esforços para pôr fim ao trágico conflito em curso na Faixa de Gaza.
O Brasil repudia o anunciado caráter retaliatório de tal decisão, no contexto da legítima e bem-sucedida campanha empreendida pelo Estado Palestino em busca de seu reconhecimento e plena integração à comunidade internacional.
O Governo brasileiro reitera o histórico compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.