Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 252
Adoção de resolução do Conselho de Segurança sobre cessar-fogo em Gaza
O Governo brasileiro saúda a adoção da Resolução 2735 (2024) pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre plano de cessar-fogo em Gaza. A resolução prioriza o diálogo e a diplomacia na busca de soluções justas e duradouras para a situação em Gaza, conforme vem defendendo o Brasil desde o começo do conflito.
A decisão, aprovada em 10/6 com 14 votos a favor e uma abstenção, endossa a proposta de cessar-fogo anunciada em 31/5 pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Conclama Israel e o Hamas a implementarem, imediata e completamente, o plano de cessar-fogo proposto, dividido em três fases distintas. A fase 1 prevê cessar-fogo completo, a libertação de reféns e o retorno dos civis palestinos a todas as áreas de Gaza, inclusive no norte. A fase 2 prevê o fim das hostilidades, a libertação de reféns remanescentes e a completa retirada das forças israelenses de Gaza. E a fase 3 prevê o início de plano de reconstrução para Gaza e o retorno de restos mortais que ainda permaneçam em Gaza.
O Brasil confia em que a plena implementação da Resolução 2735 (2024), obrigatória para todos os membros da ONU, representará passo importante para a paz na região e para o fortalecimento do multilateralismo.
Ao reconhecer o papel a ser desempenhado por Catar, Egito e Estados Unidos com vistas a possibilitar a implementação da fase 1 do acordo, o Governo brasileiro apela a toda a comunidade internacional para que apoie esforços que visem a dar fim a esse trágico conflito e que contribuam para estabelecer a paz na região, com base na solução de dois estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.