Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 480
Acordos de Barbados sobre o diálogo político na Venezuela
O governo brasileiro congratula-se com o governo e a oposição da Venezuela pela assinatura dos Acordos para Promoção dos Direitos Políticos e Garantias Eleitorais e para Garantia dos Interesses Vitais da Nação, em 17 de outubro, em Barbados.
Os Acordos, assinados no contexto de processo de mediação conduzido pela Noruega, são resultado dos esforços de diálogo promovidos por diversos países, inclusive o Brasil, junto aos atores políticos venezuelanos, com vistas à construção de consensos que permitam ao país realizar eleições presidenciais em 2024.
Na esteira dos entendimentos consignados nos Acordos de Barbados, o governo brasileiro saúda o anúncio da libertação de oposicionistas presos, pela Venezuela, bem como o levantamento parcial, pelos Estados Unidos, de sanções impostas àquele país.
Trata-se de passos relevantes, que comprovam que o diálogo constitui o melhor caminho para a solução dos desafios sociais e políticos enfrentados pela Venezuela.
No entendimento de que sanções unilaterais são contrárias ao direito internacional e prejudicam a população dos países afetados, o Brasil acredita que o levantamento total e permanente de sanções contribuirá para normalização da política venezuelana e estabilidade regional.
O Brasil seguirá contribuindo para o processo de diálogo entre as forças políticas venezuelanas com vistas à suspensão de todas as sanções e à realização de eleições livres, competitivas e transparentes no próximo ano.