Notícias
Acordo sobre cessação de hostilidades na Síria
O Brasil acolheu com satisfação a adoção da Resolução 2268 (2016), do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que endossou o comunicado conjunto dos co-presidentes do Grupo Internacional de Apoio à Síria (ISSG) sobre a cessação de hostilidades naquele país a partir das 00h00 de hoje, 27 de fevereiro.
O Governo brasileiro sublinha a importância de que os termos do acordo sejam estritamente respeitados por todas as partes envolvidas.
O Brasil tem reiterado seu apoio a uma solução política para o conflito na Síria, a ser alcançada por meio do diálogo e da reconciliação entre os setores sírios reconhecidos como idôneos – o que exclui grupos terroristas –, e manifesta sua expectativa de que a cessação de hostilidades contribua para conferir renovado impulso à implementação do processo político delineado pela Resolução 2254 (2015).
Ao enfatizar a importância de assegurar acesso imediato e desimpedido de assistência humanitária às regiões afetadas pelo conflito na Síria, o Governo brasileiro reitera sua disposição de continuar apoiando os esforços internacionais para a mitigação da crise humanitária que assola aquele país.