Notícias
Nota à Imprensa nº 399
75º Aniversário das Convenções de Genebra
O Ministério das Relações Exteriores e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com apoio da Comissão Nacional para Difusão e Implementação do Direito Internacional Humanitário e da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), co-organizaram, em 3 de setembro, no Instituto Rio Branco, seminário em celebração ao 75º Aniversário das Convenções de Genebra de 1949. As Convenções de Genebra constituem o núcleo do direito internacional humanitário.
Foram realizados três painéis de discussão, que reuniram representantes governamentais, juristas, acadêmicos e especialistas do CICV, com o objetivo de reiterar a importância histórica das Convenções de Genebra e traçar balanço da sua implementação nos últimos 75 anos; debater as principais transformações observadas nos métodos e meios de guerra, não previstas inicialmente nas quatro Convenções de Genebra; discutir a regulação das novas tecnologias de guerra; e identificar os demais desafios à aplicação do direito internacional humanitário.
A sessão de encerramento do evento contou com a presença da senhora Janja Lula da Silva e da Secretária-Geral do Itamaraty, Embaixadora Maria Laura da Rocha, que reafirmou o compromisso do Brasil com o Direito Internacional Humanitário.
Participaram ainda o chefe da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Alexandre Formisano, a Diretora de Operações para as Américas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Sophie Orr, e o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri.
O evento ocorreu no Auditório do Instituto Rio Branco e pode ser encontrado no canal da FUNAG no Youtube: https://www.youtube.com/funagbrasil.