Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 2
40 anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR)
O Brasil celebra hoje quarenta anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Em 1982 e 1983, foi realizada a primeira Operação Antártica brasileira (OPERANTAR I), seguida do estabelecimento, em 1984, da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), reinaugurada em janeiro de 2020.
O Brasil firmou-se como ator relevante para a manutenção da paz e da segurança na Antártida e no seu entorno, bem como para a produção científica e a preservação do meio ambiente antártico. Está em curso a 40ª Operação Antártica brasileira (OPERANTAR XL), que dá continuidade ao engajamento do Brasil no Continente.
O Brasil integra restrito grupo de 29 países com status de Parte Consultiva do Tratado da Antártida, que regula as atividades da comunidade internacional no Continente.
O Ministério de Relações Exteriores segue comprometido com o fortalecimento do Sistema do Tratado Antártico (STA) e colabora, no escopo de suas atribuições, para o continuado êxito do Programa Antártico Brasileiro. No contexto das comemorações dos quarenta anos do PROANTAR, o Itamaraty, com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), promoveu, em novembro de 2021, o seminário “O Brasil na Antártica: Balanço de quatro décadas”.