Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 290
3ª Reunião de Sherpas do G20 – Rio de Janeiro, 3 a 5 de julho de 2024
Foi realizada, entre 3 e 5 de julho corrente, no Rio de Janeiro, a 3ª Reunião de Sherpas do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia. Os sherpas são os representantes dos chefes de Estado e de governo dos países-membros do agrupamento. O encontro, realizado sob a presidência brasileira do G20, foi presidido pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, sherpa do Brasil no G20.
Pela primeira vez nos 25 anos de existência do G20, ocorreu, no dia 4 de julho, sessão conjunta entre os sherpas e representantes dos grupos de engajamento vinculados ao G20: sociedade civil (C20); “think-tanks” (T20); juventude (Y20); mulheres (W20); trabalho (L20); cidades (U20); negócios (B20); ciências (S20); parlamentos (P20); tribunais de contas (SAI20); cortes supremas (J20); oceanos (O20); e “startups” (Startup20). Os representantes dos grupos de engajamento apresentaram aos sherpas relatos sobre as atividades em curso e recomendações em suas respectivas áreas de atuação.
A iniciativa de realizar, de forma pioneira, reunião entre os sherpas do G20 e representantes dos grupos de engajamento se coaduna com o objetivo da presidência brasileira de promover maior aproximação entre a sociedade civil e o grupo, inclusive por meio do G20 Social, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de novembro vindouro.
A 3ª Reunião de Sherpas também abrangeu discussões sobre o andamento dos trabalhos da Trilha de Finanças, da Força-Tarefa para a Mobilização Global contra a Mudança do Clima e da Força-Tarefa para o Estabelecimento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Na reunião, houve ainda sessões dedicadas ao início das negociações com vistas à Declaração do Rio de Janeiro e ao tratamento de questões geopolíticas. Em ambas, a parte brasileira buscou guiar o processo rumo à Cúpula de Líderes, a realizar-se no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, e aproximar as posições dos membros do G20 em prol do desenvolvimento sustentável e do combate à fome, à pobreza e à desigualdade.