Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 143/2020
XII Cúpula do BRICS
Foi realizada, hoje, por videoconferência, a XII Cúpula do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento culmina a presidência de turno da Rússia, a ser sucedida pela Índia em 2021.
Além do Presidente Jair Bolsonaro, participaram da Cúpula o Presidente Vladimir Putin, da Rússia, que presidiu o encontro, o Primeiro-Ministro Narendra Modi, da Índia, o Presidente Xi Jinping, da China, e o Presidente Cyril Ramaphosa, da África do Sul.
Os líderes dialogaram sobre a resposta da comunidade internacional à crise pandêmica e as ações dos cinco países em matéria de recuperação econômica, inclusão social e saúde pública. Na ocasião, foram realizadas apresentações sobre os trabalhos do Novo Banco de Desenvolvimento; do Conselho Empresarial do BRICS; da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS; da reunião de Conselheiros de Segurança Nacional; e do Mecanismo de Cooperação Interbancária.
Na ocasião, foi emitida declaração que expõe os resultados do BRICS em 2020, entre os quais se destaca o lançamento da Estratégia de Contraterrorismo do BRICS, e trata de questões da atualidade no âmbito internacional e da cooperação entre os países do agrupamento.
Entre outros temas, a declaração incluiu menções à importância da democracia, liberdades fundamentais, direitos humanos, direito à privacidade, soberania, empreendedorismo e transparência.
A declaração também reiterou princípios gerais que devem estar presentes no ambiente de negócios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Enfatizou o papel central que cada país deve ter no combate à COVID-19 e indicou a necessidade de reforma da OMS.