Notícias
Visita do Vice-Presidente da República a Santiago e a Valparaíso – 10 a 12 março de 2022 – Credenciamento de Imprensa
Em aditamento ao aviso às redações publicado em 18 de fevereiro corrente, transmitem-se aos profissionais de imprensa interessados em cobrir a visita do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, a Santiago e a Valparaíso, no Chile, prevista para ocorrer de 10 a 12 de março de 2022, informações complementares sobre os processos de credenciamentos para a cobertura da transmissão do mandato presidencial no Chile:
1. Credenciamento para veículos de imprensa nacional e internacional
De acordo com informações fornecidas pelo governo chileno, os meios de comunicação nacionais e estrangeiros que tencionem participar da cobertura da Cerimônia de Posse Presidencial (TMP – Transmisión de Mando Presidencial 2022) deverão criar, por meio de um profissional designado por cada veículo de imprensa, conta para envio das solicitações de credenciamento (cadastro como "novo usuário": https://acreditaciones.minrel.gov.cl/Registro/Prensa.aspx - senha: Eventos.Chile@180).
É necessário que o profissional designado preencha o formulário disponível em https://acreditaciones.minrel.gov.cl/ com os dados de todos os jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e técnicos que participarão das atividades e incluir os documentos solicitados. O prazo é até 6 de março.
2. Credenciamento para correspondentes estrangeiros:
Além do procedimento anterior, os profissionais da imprensa estrangeira deverão solicitar o credenciamento como “correspondente estrangeiro em trânsito”. Para tanto, recomenda-se verificar as informações disponíveis em https://acreditacioncorresponsales.gob.cl e em https://acreditacioncorresponsales.gob.cl/acreditacion_ingreso_esp.pdf
3. Credenciamento Cerimônia de Posse Presidencial no Congresso:
Segundo informações fornecidas pelo Senado do Chile, o credenciamento para meios de imprensa deve ser solicitado até 4 de março, por meio do seguinte link: https://centrorespuestas.senado.cl/inscripciones/inscripcion.php?idevento=22
O credenciamento do Senado é específico para a cerimônia de transmissão do mandato presidencial, a realizar-se no Congresso chileno, em Valparaíso. Em função de restrições estabelecidas pela autoridade sanitária, o número de credenciais será limitado; a ordem de prioridade será definida pelas autoridades locais.
A entrada no Congresso chileno estará sujeita a controle sanitário, que inclui aferição de temperatura, certificado de vacinação validado e formulário de declaração de sintomas devidamente preenchido (https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAa__QJAGzxUMVNaUzUyMVI2M1A5REZJSlFQTk5WT0FCTi4u).
Continuam válidas as demais orientações registradas no aviso às redações publicado em 18 de fevereiro corrente.