Secretaria do Mercosul
Histórico da sede
O emblemático Edifício Mercosul, situado em frente à Praia Ramírez, foi projetado pelo arquiteto Guillermo West e inaugurado em 1909, para abrigar o “Hotel Teatro-Casino do Parque Urbano”, que viria a se tornar centro da vida social montevideana, com festas memoráveis em seus salões e apresentação de famosas orquestras internacionais. A partir de 1915, o hotel passou a ser municipal e, em 1975, o edifício foi declarado monumento histórico pelo governo uruguaio.
Em 1997, por meio de acordo celebrado com o Município de Montevidéu, o edifício foi cedido ao Ministério das Relações Exteriores do Uruguai para sediar o Mercosul e outras instituições internacionais. No ano seguinte, com base no acordo assinado no Rio de Janeiro entre a República Oriental do Uruguai e o Mercado Comum do Sul, o bloco oficializou a instalação da sede da Secretaria do Mercosul no edifício. O conjunto arquitetônico do “Parque Hotel” foi declarado patrimônio cultural do Mercosul em 2016.
Tour virtual disponível em: https://www.mercosur.int/quienes-somos/edificio-mercosur/
Funções
As funções da Secretaria do Mercosul abrangem, entre outras, a realização de estudos de interesse para o processo de integração, a preparação de documentos de trabalho, a compilação de informações e propostas, a realização de levantamentos de antecedentes, a elaboração de relatórios periódicos semestrais sobre a evolução do processo de integração, o desenvolvimento de estudos sobre temas de interesse do Mercosul, e o controle da consistência jurídica dos atos e normas emanados dos órgãos do bloco.