Serviços
ATENDIMENTO
A Biblioteca AFAS está aberta ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O usuário poderá fazer consultas, pesquisas e leituras nas dependências da Biblioteca.
Empréstimo domiciliar
O empréstimo domiciliar é prerrogativa dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores. Após realizarem sua inscrição na Biblioteca AFAS, os servidores poderão retirar até 5 exemplares, com prazo de 15 dias para devolução.
Devolução de empréstimo
Para devolução do material bibliográfico, o usuário deverá dirigir-se ao balcão de atendimento.
Renovação de empréstimo
É permitida com a apresentação da(s) obra(s), desde que esta(s) não esteja(m) reservada(s). Não é permitida a renovação antes do prazo de vencimento.
Aviso de data de devolução
Os usuários com e-mail, cadastrados no sistema da Biblioteca, receberão, automaticamente, um aviso de que a data de devolução de determinado item está próxima. Em seguida, os interessados deverão efetuar a devolução ou a renovação, caso não haja pedidos de reserva para outros usuários.
Reserva para empréstimo
O usuário poderá solicitar reserva da obra desejada na Biblioteca. Ao chegar a obra reservada, o usuário será informado (via e-mail, caso tenha e-mail cadastrado) de que a mesma permanecerá à sua disposição por 48 horas.
Reposição de obras extraviadas ou inutilizadas
As publicações emprestadas ao leitor ficarão sob sua inteira responsabilidade. O extravio ou inutilização dessas publicações implicará a obrigatoriedade de reposição.
Leitor em débito com a Biblioteca
O leitor em débito com a Biblioteca não poderá retirar obras por empréstimo, nem receber "Nada Consta". Para efeitos de remoção, missão transitória e desligamento (vacância e/ou exoneração), o servidor só será liberado pelo setor competente mediante a apresentação do "Nada Consta" da Biblioteca.
Empréstimo especial
O empréstimo especial de obra do acervo da Biblioteca é prerrogativa exclusiva das unidades administrativas do MRE.
A responsabilidade pela guarda e conservação das obras emprestadas será dos chefes das unidades receptoras do empréstimo.
Os responsáveis pelas unidades referidas poderão dispor da publicação emprestada, com vistas a ser lida e consultada pelos diplomatas nelas lotados, por um período de 30 dias, renováveis por mais 30, desde que não haja reserva para outro usuário.
Obras raras, obras da coleção depositária e exemplares únicos, a critério da Coordenação da Biblioteca, não serão objeto do empréstimo.