BIBLIOTECA AZEREDO DA SILVEIRA
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 09:00 às 18:00
Quem somos
A Biblioteca Embaixador Antonio Francisco Azeredo da Silveira, subordinada ao Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTIC) do Ministério das Relações Exteriores, possui a maior coleção no Brasil na área de relações internacionais, sendo considerada instituição de referência na América do Sul. Contém obras de grande interesse para a política externa brasileira, com cerca de 170 mil volumes relacionados a temas como direito internacional, teoria e história das relações internacionais, história da política externa brasileira, geografia e ciências políticas. Seu acervo inclui, ainda, valiosa coleção de periódicos, com aproximadamente 590 títulos.
Histórico
Em 1905, o Barão do Rio Branco, Ministro de Estado de 1902 a 1912, mandou construir um pavilhão para a Biblioteca, o Arquivo e a Mapoteca nos fundos dos jardins do Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro. Para inventariar o acervo, designou Antônio Jansen do Paço.
Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca, desligando-se da Biblioteca Histórica. Em 1990, recebeu a designação de Biblioteca Azeredo da Silveira, em homenagem ao diplomata e ex-Chanceler.
A partir de 2005, a Biblioteca passou por importantes transformações, que incluíram a reorganização de suas instalações, implantação de sistema de segurança e a higienização e informatização de todo o seu acervo.
Educação e Pesquisa
Exposição - Cadernos do CHDD
A Biblioteca Azeredo da Silveira inaugura a exposição "Cadernos do CHDD"