Tuvalu
Tuvalu é um arquipélago formado por ilhas e atóis, situado no Pacífico Sul, ao norte de Fiji. É um dos menores países do mundo, com 26km2, e cerca de 11 mil habitantes. Trata-se de monarquia parlamentarista. Como o país é membro da Commonwealth, o chefe de Estado é a monarca britânica.
Tuvalu e Kiribati foram colônias britânicas administradas em conjunto; ao se tornarem independentes optaram por formar entidades nacionais distintas. Tuvalu tornou-se independente do Reino Unido em outubro de 1978.
A economia de Tuvalu apresenta grande vulnerabilidade em relação a influências externas, dentre elas o clima. A maior parte da população está envolvida nas atividades de pesca e na agricultura de subsistência.
O país é membro do Acordo de Nauru, de 1982, que tem o objetivo de promover a coordenação e a harmonização da gestão da pesca de atum nos oito países-membros. O tema é de grande relevância para os países insulares do Pacífico, que dependem, em maior ou menor grau, das receitas das licenças de pesca para navios estrangeiros para financiar o governo. No caso de Tuvalu, 62% das receitas governamentais em 2016 eram provenientes dessas licenças.
Brasil e Tuvalu mantêm relações diplomáticas desde 2006. O esforço de aproximação bilateral foi iniciado em 2005, quando o embaixador Arnaldo Carrilho realizou a primeira visita oficial do Brasil ao país.
A representação brasileira junto a Tuvalu é cumulativa com a Embaixada do Brasil em Wellington. Ainda não há acordos bilaterais entre Brasil e Tuvalu.
O intercâmbio comercial entre Brasil e Tuvalu é reduzido, inferior a 1 milhão de dólares ao ano e composto quase exclusivamente por vendas brasileiras de petróleo.
Cronologia das Relações Bilaterais
2009 – Visita do representante permanente de Tuvalu junto à ONU ao Brasil
2006 – Estabelecimento de relações diplomáticas
2005 – Primeira missão oficial do Brasil a Tuvalu