República do Suriname
A cooperação brasileira com o Suriname iniciou-se logo após a independência do país, em 1975.
A presença de significativa comunidade brasileira no Suriname traz importante componente humano para as relações bilaterais. Estima-se que haja, atualmente, entre 15 e 30 mil brasileiros residentes no Suriname, muitos dos quais se dedicam a atividades de exploração mineral. A regularização migratória desse contingente é objeto de contatos políticos de alto nível entre os dois países, além de ser tratada no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Migratórios e Consulares, criado em 2011.
A agenda bilateral de cooperação e assistência técnica é ampla e tradicional. O programa de cooperação Brasil-Suriname é executado ao amparo do Acordo Básico de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica, celebrado em Brasília, em 22 de junho de 1976, em vigor desde 23 de novembro de 1976. O programa abrange projetos nas áreas de agricultura, geologia, desenvolvimento institucional, meio ambiente e saúde. A cooperação em Defesa e segurança é outro pilar importante da relação bilateral.
A fronteira comum de 593 km apresenta baixa densidade demográfica e não possui ligações viárias entre os dois países, sobretudo por ser coberta por barreiras naturais (Serra do Tumucumaque e floresta equatorial) e por áreas de preservação ambiental e indígena. A ausência de linha de navegação e de rota terrestre representa desafios para o aumento das relações econômico-comerciais entre o Brasil e o Suriname. O fluxo de comércio bilateral, contudo, apesar de modesto, é relativamente diversificado, com trocas de maquinários e material elétrico, produtos da indústria química e commodities.
Brasil e Suriname compartilham o mesmo assento no Fundo Monetário Internacional (FMI). O Suriname obteve a condição de Estado Associado ao MERCOSUL em julho de 2013.
Cronologia das relações bilaterais
1906 – Assinado, no Rio de Janeiro, tratado relativo aos limites entre o Brasil e a então Guiana Holandesa, estabelecidos na Serra do Tumucumaque (5 de maio)
1976 – Assinados o Tratado de Amizade, Cooperação e Comércio, o Acordo Cultural e o Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica
1996 – Visita do Presidente Runaldo Venetiaan a Brasília (janeiro)
1997 – Visita do Presidente Jules Wijdenbosch a Brasília e São Paulo (fevereiro)
2000 – Visita do Presidente Runaldo Venetiaan a Brasília (agosto)
2003 – Visita do Presidente Runaldo Venetiaan a Brasília (julho)
2004 – Visita do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a Paramaribo. Assinados Acordo sobre Regularização Migratória e Tratado de Extradição (dezembro)
2005 – Visita do Presidente Lula a Paramaribo, no contexto da Cúpula da CARICOM. Assinados Memorando de Entendimento para Estabelecimento de Mecanismo Político de Consulta; Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Pesquisa Agrícola; Protocolo de Intenções na Área de Saúde; Tratado sobre Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal; Tratado sobre Transferência de Pessoas Condenadas e Ajuste Complementar sobre Regularização Migratória (fevereiro)
2007 – Presidente Venetiaan participa da Reunião de Cúpula do MERCOSUL, no Rio de Janeiro (janeiro)
2007 – I Reunião do Mecanismo Político de Consultas, em Paramaribo (julho)
2008 – Presidente Runaldo Venetiaan participa da Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, em Brasília. Assinado Tratado Constitutivo da UNASUL (maio)
2008 – Reuniões técnicas sobre o equacionamento da dívida do Suriname com o Brasil em Paramaribo (setembro) e Brasília (novembro)
2008 – Presidente Runaldo Venetiaan participa das cúpulas de regionais (Grupo do Rio, UNASUL e CALC) e mantém diálogo bilateral com o Presidente Lula, na Costa do Sauípe, Bahia (dezembro)
2009 – Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães participa da cerimônia de posse do Presidente Desiré Bouterse (agosto)
2010 – Secretário-Geral das Relações Exteriores participa da Celebração dos 35 anos de independência em Paramaribo (novembro)
2010 – Participação do Presidente Desiré Bouterse na Cúpula do Mercosul e encontro bilateral com Presidente Lula, em Foz do Iguaçu (dezembro)
2011 – Participação do Presidente Desiré Bouterse na cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff, em Brasília (janeiro)
2011 – Missão da Agência Nacional do Petróleo e da Eletrobras a Paramaribo (março)
2011 – Visita do Presidente do Banco Central, Gilmore Hoefdraad, a Brasília (agosto)
2011 – Participação do Vice-Presidente, Robert Ameerali na Feira Internacional da Amazônia, em Manaus (outubro)
2011 – Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Winston Lackin, a Brasília (11 de novembro)
2012 – Visita do Ministro da Defesa, Lamouré Latour, a Brasília, para encontro com o Ministro Celso Amorim (janeiro)
2012 – Visita do Chanceler Antonio Patriota a Paramaribo: XV Reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da CARICOM e encontros bilaterais com o Chanceler Lackin e com o Presidente Bouterse (4 e 5 de maio)
2012 – Visita do Vice-Presidente, Robert Ameerali, a Expofeira, em Macapá (agosto)
2012 – Visita do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, a Paramaribo (setembro)
2013 – Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Winston Lackin (18 de fevereiro)
2013 – Visita do Alto-Representante Geral e de Delegação do MERCOSUL, com vistas a discutir os passos e diretrizes para a adesão do Suriname na qualidade de Estado Associado (10 de abril)
2013 – Assinado o Acordo Marco de Associação entre o MERCOSUL e o Suriname, durante a Cúpula de Montevidéu (julho)
2013 – Participação do Presidente Bouterse na Missa do Papa Francisco, por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (julho)
2013 – Visita da Presidenta da República a Paramaribo, Suriname, por ocasião da VII Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL (30 de agosto)
2014 – Presidente Bouterse compareceu à abertura da Copa do Mundo em São Paulo (julho)
2014 – Presidente Bouterse participou da Cúpula BRICS – Países da América do Sul, em Brasília (julho)
2016 – Visita do MInistro Mauro Vieira a Paramaribo, ocasião em que é recebido pelo Presidente Dési Bouterse e mantém reunião de trabalho com a Chanceler Niermala Badrising (1º de março)
2018 – Visita ao Brasil da Ministra das Relações Exteriores do Suriname, Yldiz Pollack-Beighle (Brasília, 19 e 20 de fevereiro)
2018 – Visita oficial ao Brasil do presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse (Brasília, 2 de maio) [Atos adotados]
2018 – Visita do Ministro Aloysio Nunes Ferreira ao Suriname (14 de dezembro)
2020 - Visita do Ministro Ernesto Araújo ao Suriname (Paramaribo, 24 e 25 de novembro)