República do Cameroun
O Brasil reconheceu a independência do Cameroun em 1960. A Embaixada do Brasil em Iaundê foi aberta em 1982 e, dois anos depois, inaugurou-se a Embaixada do Cameroun em Brasília. Em 1999, a representação brasileira na capital camerounesa foi desativada temporariamente devido a restrições orçamentárias.
O relacionamento bilateral ganhou novo impulso a partir da década de 2000. Em 2005, o Brasil reabriu a Embaixada em Iaundê, o que permitiu avançar na cooperação bilateral em áreas como agricultura e defesa. No mesmo ano, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita ao Cameroun e, em 2010, o Presidente Paul Biya realizou visita ao Brasil.
O Brasil e o Cameroun estão conectados, desde 2018, por cabo submarino de fibra ótica entre as cidades de Fortaleza e Kribi. Há projetos bilaterais de cooperação técnica no setor do algodão, além de iniciativas em negociação em diferentes áreas. Destacam-se, ademais, a cooperação entre as Marinhas dos dois países e, no domínio educacional, a colaboração descentralizada entre universidades brasileiras e camerounesas.
Cronologia das relações bilaterais
2023 – Visita ao Brasil do Ministro das Relações Exteriores Lejeune Mbella Mbella, por ocasião da cerimônia de posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (janeiro)
2021 – I Reunião de Consultas Políticas entre Brasil e Cameroun (17 de junho, por videoconferência); assinatura de Memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco e o Instituto de Relações Internacionais do Cameroun (IRIC), as academias diplomáticas dos dois países (Brasília, 17 de novembro)
2019 – Visita oficial ao Brasil do Ministro da Justiça do Cameroun, Laurent Esso, ocasião em que foram assinados acordos bilaterais de extradição e de transferência de pessoas condenadas (5 de setembro)
2018 – Assinatura de Memorando de Entendimento entre a Marinha do Brasil e a Marinha Nacional do Cameroun (Iaundê, agosto); entrada em operação do South Atlantic Inter Link (SAIL), sistema de cabo submarino com cerca de 6 mil km, conectando Fortaleza (CE) a Kribi, Cameroun
2015 – Visita do Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira ao Cameroun, ocasião em que mantém encontro de trabalho com seu homólogo, o Chanceler Pierre Moukoko Mbonjo, e participa da abertura de encontro entre empresários dos dois países. O Chanceler brasileiro é recebido, entre outras autoridades, pelo Primeiro-Ministro Philemon Yang (31 de agosto)
2013 – Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Cameroun, Pierre Moukoko Mbonjo, ao Brasil (9 de maio)
2012 – Visita do Ministro Eyebe Ayissi, Delegado Junto à Presidência da República encarregado do Controle Superior do Estado (outubro)
2010 – Visita do Chanceler camerounês, Henri Eyebe Ayissi, ao Brasil e realização da III Sessão da Comissão Mista Brasil-Cameroun, em Brasília (fevereiro); visita ao Brasil do presidente da República do Cameroun, Paul Biya (agosto)
2007 – Abertura de leitorado de língua e literatura brasileira na Universidade de Iaundê
2005 – Reabertura da Embaixada do Brasil em Iaundê (abril); visitas do Chanceler Celso Amorim (janeiro) e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (abril) ao Cameroun; realização, em Brasília, da II Sessão da Comissão Mista Brasil-Cameroun (agosto)
2004 – Assinatura de Memorando de Entendimento na Área de Educação
1999 – Desativação temporária da Embaixada brasileira em Iaundê; relações bilaterais passam a ser cumulativamente acompanhadas pela Embaixada em Libreville (Gabão)
1986 – Por ocasião da visita a Iaundê do Chanceler brasileiro Roberto Abreu Sodré, realiza-se a I Comissão Mista Brasil-Cameroun (novembro)
1984 – Abertura da Embaixada do Cameroun em Brasília
1982 – Criação da Embaixada brasileira em Iaundê, cumulativa com o Chade e encarregada de acompanhar os assuntos relativos à República Centro-Africana (que não mantinha relações diplomáticas com o Brasil)
1972 – Visita do Chanceler Gibson Barbosa a Iaundê; assinatura de Acordos de Cooperação Técnica e Cultural
1965 – Assinatura de Acordo Comercial entre Brasil e Cameroun
1961 – Grupo parlamentar brasileiro visita o Cameroun, e missão especial camerounesa visita o Brasil
1960 – Brasil reconhece a independência do Cameroun francês, em 25 de janeiro, e do Cameroun britânico, em 19 de setembro