República de Moçambique
Brasil e Moçambique mantêm relações diplomáticas desde 15 de novembro de 1975, ano da independência moçambicana. Em 1º de março de 1976, foi aberta a embaixada do Brasil em Maputo. Em janeiro de 1998, foi aberta a embaixada de Moçambique em Brasília.
Os laços culturais, históricos e linguísticos entre Brasil e Moçambique constituem plataforma para o desenvolvimento das relações bilaterais e servem de base para que os dois países se reconheçam como parceiros privilegiados. A profícua cooperação bilateral, a união entre o Brasil e o país africano no quadro da CPLP e o frequente apoio mútuo em eleições em fóruns internacionais refletem o estado de amizade compartilhada, que tem perpassado a evolução das conjunturas políticas e históricas.
Em 2017, foi firmado memorando de entendimento entre Brasil e Moçambique estabelecendo um Mecanismo de Consultas Políticas. Moçambique é o maior beneficiário da cooperação brasileira com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) na África, cobrindo áreas diversificadas (saúde, agricultura, educação, formação profissional, entre outros) e envolvendo projetos estruturantes.
O intercâmbio comercial entre Brasil e Moçambique foi de US$ 89,7 milhões em 2022, com superávit brasileiro de US$ 84,3 milhões (Fonte: Comex Stat – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Cronologia das relações bilaterais
2023 - A deputada Esperança Bias, presidente da Assembleia da República de Moçambique, representou o presidente Nyusi por ocasião da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
2022 – O presidente-eleito Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se, em Lisboa, com o presidente Nyusi.
2017 – O chanceler Aloysio Nunes Ferreira visita Maputo.
2016 – O chanceler Oldemiro Balói visitou o Brasil, por ocasião da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.
2015 – O chanceler Mauro Vieira visita Maputo.
2014 - Filipe Nyusi, então candidato à presidência de Moçambique, realiza visita ao Brasil.
2013 – A presidente Dilma Rousseff encontra-se com seu homólogo moçambicano à margem da V Cúpula dos BRICS, em Durban.
2012 – O presidente Armando Guebuza visita o Brasil para participar da Rio+20.
2012 – Visita do primeiro-ministro Aires Ali ao Brasil.
2012 – Visita do vice-presidente Michel Temer a Maputo, por ocasião da IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.
2011 -Visita do chanceler Oldemiro Balói a Brasília.
2011 - Visita da presidente Dilma Rousseff a Maputo.
2010 - V Reunião da Comissão Mista Bilateral, em Brasília.
2010 - Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Maputo; inauguração da fase inicial de operações da Fábrica de Antirretrovirais e lançamento oficial dos três primeiros polos da Universidade Aberta do Brasil em Moçambique.
2009 - Visita do presidente Armando Guebuza ao Brasil.
2008 – Visita do chanceler Oldemiro Balói a Brasília.
2008 - Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Maputo; inauguração da sede provisória do Escritório da Fiocruz-África.
2007 - Visita do presidente Armando Guebuza ao Brasil.
2005 - Visita do chanceler Celso Amorim a Maputo.
2004 – Visita do presidente Joaquim Chissano a Brasília.
2003 - Visita do chanceler Celso Amorim a Maputo.
2003 - Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Maputo. Assinado o Protocolo de Intenções sobre Cooperação Científica e Tecnológica na Área de Saúde, com vista à construção de laboratório para fabricação de medicamentos antirretrovirais genéricos.
2002 - Visita do presidente Joaquim Chissano a Brasília (IV Cúpula da CPLP).
2001 - Visita oficial do ex-presidente Joaquim Chissano a Brasília; o presidente moçambicano participou também da Cúpula do Mercosul, em Assunção.
2000 - Visita oficial do presidente Fernando Henrique Cardoso a Maputo (III Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP).
1998 - Abertura da Embaixada de Moçambique no Brasil.
1980 - Visita do chanceler Saraiva Guerreiro a cinco países africanos, incluindo Moçambique.
1976 - Abertura da embaixada do Brasil em Maputo.
1975 – Moçambique conquista a independência (25 de junho); Brasil e Moçambique estabelecem relações diplomáticas (31 de dezembro).