República de Kiribati
A República de Kiribati é um arquipélago situado no Pacífico, nas imediações da linha do Equador. Com cerca de 115 mil habitantes, é uma república presidencialista.
Protetorado britânico desde 1892, o país tornou-se independente do Reino Unido em 1979.
A economia do país é baseada na agricultura e na pesca. Os principais cultivos são o coco, banana, taro (inhame) e frutas tropicais. As remessas dos nacionais que trabalham no exterior são importante fonte de renda para o país.
O país é membro do Acordo de Nauru, de 1982, que tem o objetivo de promover a coordenação e a harmonização da gestão da pesca de atum nos oito países-membros. O tema é de grande relevância para os países insulares do Pacífico, que dependem, em maior ou menor grau, das receitas das licenças de pesca para navios estrangeiros para financiar o governo. No caso de Kiribati, 66% das receitas governamentais em 2016 eram provenientes dessas licenças.
O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com Kiribati em 2010. O esforço de aproximação bilateral foi iniciado em 2005, quando o embaixador Arnaldo Carrilho realizou visita oficial ao país. A Embaixada brasileira em Taraua do Sul é cumulativa com a Embaixada do Brasil em Wellington. Ainda não foram firmados atos bilaterais entre Brasil e Kiribati.
O intercâmbio comercial entre Brasil e Kiribati é reduzido, tendo alcançando em 2020 seu valor máximo, US$ 36,3 milhões, em razão das exportações brasileiras de aeronaves. Em 2021 foi de apenas US$ 213 mil, representado quase em sua totalidade por exportações brasileiras de proteínas animais.
Cronologia das Relações Bilaterais
2010 – Estabelecimentos de relações diplomáticas
2005 – Missão oficial do Brasil a Kiribati