República da Guiné Equatorial
Brasil e Guiné Equatorial estabeleceram relações diplomáticas em 26 de maio de 1974. A Embaixada da Guiné Equatorial em Brasília foi inaugurada em 2005, e a embaixada do Brasil em Malabo, em 2006.
No passado recente, a realização de visitas de autoridades de alto nível e a entrada da Guiné Equatorial na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (2014) contribuíram para impulsionar as relações bilaterais. Desde o ingresso na CPLP, a Guiné Equatorial tem envidado esforços para promover a difusão e o ensino da língua portuguesa, que em 2010 tornou-se um dos três idiomas oficiais do país (ao lado do espanhol e do francês).
No marco do Acordo para Cooperação Educacional, estudantes equato-guineenses participam, desde 2019, do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), pelo qual obtêm formação de nível superior em universidades públicas brasileiras. Brasil e Guiné Equatorial são parceiros, ainda, em projetos de cooperação técnica trilateral sob a égide da CPLP.
Cronologia das relações bilaterais
2023 – Visita ao Brasil da Presidenta do Senado da Guiné Equatorial, Teresa Efua Asangono, por ocasião das cerimônias de posse do Presidente da República (janeiro)
2019 – Visita ao Brasil do Segundo Vice-Primeiro-Ministro Angel Masie Mebuy, por ocasião das cerimônias de posse do Presidente da República (janeiro)
2018 – Visita ao Brasil do Vice-Presidente Teodoro Nguema Obiang Mangue, por ocasião do 8º Fórum Mundial da Água (março); visita ao Brasil do Ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação Simeón Oyono Esono Angue (junho)
2016 – Visita ao Brasil do Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, por ocasião da IX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (outubro e novembro)
2013 – Visita da Presidenta Dilma Rousseff a Malabo, por ocasião da III Cúpula América do Sul–África (22 de fevereiro). Visita ao Brasil do Ministro de Negócios Estrangeiros Agapito Mba Mokuy (janeiro)
2012 – Visita ao Brasil do Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, por ocasião da da Conferência Rio+20 (junho)
2011 – Visita à Guiné Equatorial do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, por ocasião da Reunião Ministerial América do Sul–África (novembro)
2010 – Visita à Guiné Equatorial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (julho)
2009 – Visita à Guiné Equatorial dos Ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge (junho) e das Relações Exteriores Celso Amorim (outubro). Assinatura de Acordo para Cooperação Educacional (outubro)
2008 – Visita ao Brasil do Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (fevereiro)
2007 – Guiné Equatorial anuncia adoção do português como terceira língua oficial, no contexto da preparação para o ingresso do país na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
2006 – Brasil inaugura Embaixada residente em Malabo. Visita ao Brasil do Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, por ocasião da II Conferência de Intelectuais Africanos e da Diáspora, em Salvador (julho)
2005 – Abertura da Embaixada da Guiné Equatorial em Brasília (agosto). Visita ao Brasil do Ministro de Negócios Estrangeiros Pastor Micha Ondo Bilé. Assinatura de Acordo Básico de Cooperação Técnica.
2004 – Encontro entre os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Teodoro Obiang Nguema Mbasogo à margem da V Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
2002 – Visita ao Brasil do Ministro das Minas e Energia da Guiné Equatorial, por ocasião do Congresso Mundial de Petróleo
1974 – Brasil e Guiné-Equatorial estabelecem relações diplomáticas em 26 de maio