República da Croácia
O Brasil reconheceu a independência da Croácia em 24 de janeiro de 1992 e as relações diplomáticas foram formalmente estabelecidas em 23 de dezembro do mesmo ano. A Croácia mantém Embaixada em Brasília desde 1997, e o Brasil abriu Embaixada em Zagreb em 2006.
Croácia e Brasil têm coordenado posições em temas da agenda multilateral, apoiando-se reciprocamente em diversas ocasiões. A Croácia manifestou, em várias oportunidades, seu apoio à aspiração brasileira a assento permanente em um Conselho de Segurança da ONU reformado.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros croata Mate Granić e a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros Vesna Kurelec estiveram no Brasil em 1997 e 2001, respectivamente. Em 2003, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, visitou Zagreb e foi inaugurado o Consulado-Honorário da Croácia em São Paulo – cidade onde se concentra a maior parte da colônia croata no Brasil.
Foram realizadas quatro reuniões de consultas políticas bilaterais: no Rio de Janeiro e em Brasília, em 2005 e 2010; e duas em Zagreb, em 2007 e 2013. Autoridades croatas também participaram, em 2012, da 1ª Conferência de Parceria do Governo Aberto e da Conferência Rio+20. Em 2013, o Chanceler Antonio de Aguiar Patriota realizou visita oficial a Zagreb. Brasil e Croácia criaram, em 2010, por meio de memorando de entendimento, mecanismo bilateral de consultas políticas. A primeira reunião do mecanismo ocorreu no Rio de Janeiro, em 29/05/2010. A mais recente reunião de consultas políticas realizou-se em Zagreb, em 2013.
O então Ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota visitou Zagreb em 1° de julho de 2013, sendo o primeiro dignitário estrangeiro a fazê-lo após a acessão da Croácia à União Europeia. Foi também a primeira visita de Chanceler brasileiro à Croácia. O Chanceler foi recebido pelo então Presidente da República, Ivo Josipović, e reuniu-se com sua contraparte croata, Vesna Pusić e com o Ministro da Economia, Ivan Vrdoljak. Durante as visitas, foi realçada a excelência das relações entre os dois países, tanto no nível bilateral como no multilateral, e estimulada a cooperação econômica, especialmente nas áreas energética e de indústria naval, além de intercâmbio de impressões sobre a agenda política mundial.
Em fevereiro de 2015, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Europeus Vesna Pusić realizou visita oficial a Brasília. Na ocasião, foi recebida pelo Ministro, interino, das Relações Exteriores e pelo então Ministro da Defesa, Jaques Wagner.
Importante componente do relacionamento bilateral é o Grupo de Amizade Croácia-Brasil do Parlamento Croata e sua contraparte no Congresso Brasileiro. O lado brasileiro enviou duas delegações parlamentares a Zagreb (em 2004 e 2008).
No âmbito do comércio bilateral, registrou-se, em 2019, fluxo de US$ 110 milhões, com superávit para o Brasil de US$ 70,1 milhões. O Brasil exporta para a Croácia sobretudo açúcar, café e tabaco, ao passo que importa principalmente caldeiras, válvulas e medicamentos.
Cronologia das relações bilaterais
2013 Visita do Chanceler Antonio de Aguiar Patriota a Zagreb (1 e 2 de julho)
2006 Abertura da Embaixada residente do Brasil em Zagreb
2003 Abertura do Consulado-Honorário da Croácia em São Paulo
1997 Abertura de Embaixada residente da Croácia em Brasília
1997 Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mate Granić
1992 Reconhecimento, pelo Brasil, da independência da Croácia e estabelecimento de relações diplomáticas