Grécia (República Helênica)
A primeira visita de um Ministro das Relações Exteriores brasileiro à Grecia ocorreu em 2009, mas o Brasil mantém representação diplomática residente em Atenas desde 1912. Em 2011, a Presidente Dilma Rousseff esteve em Atenas realizou visita ao Primeiro-Ministro George Papandreou.
Entre Brasil e Grécia há troca de apoios em candidaturas a órgãos multilaterais. Em 2005, a Grécia declarou seu apoio à candidatura do Brasil a assento permanente em Conselho de Segurança da ONU reformado.
Em 2018, foram US$ 172,21 milhões de exportações brasileiras e US$ 172,69 milhões de importações de produtos gregos. Os principais produtos exportados são café, soja e minérios de alumínio. A balança de serviços é favorável à Grécia, graças à ampla participação grega no setor de navegação internacional. Além do potencial de cooperação no setor portuário e naval, há possibilidades de parcerias nos setores de energia e turismo.
A relação Brasil-Grécia registra, também, relevante componente populacional. Estima-se que cerca de 4 mil nacionais brasileiros residam na Grécia. Os fluxos de turistas brasileiros à Grécia também são significativos, com destaque para as ilhas Cíclades (Mar Egeu), que recebem aproximadamente 60 mil turistas brasileiros por ano.
A Grécia é cliente de material aeronáutico produzido no Brasil, tendo sido o primeiro país a adquirir um avião da EMBRAER para o transporte de autoridades, bem como o primeiro a operar o Legacy na Europa.
Cronologia das relações bilaterais
2015 – Encontro bilateral entre a Presidenta Dilma Rousseff e o Primeiro-Ministro Alexis Tsipras por ocasião da Sessão de Abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque (setembro)
2015 – Encontro bilateral entre a Presidenta Dilma Rousseff e o Primeiro-Ministro Alexis Tsipras, por ocasião da Cúpula CELAC-UE, em Bruxelas (junho)
2012 – Visita ao Brasil de Alexis Tsipras, então líder da Coalizão da Esquerda Radical SYRIZA, ocasião em que mantém encontros de trabalho com a Presidenta Dilma Rousseff e com outras lideranças políticas brasileiras (dezembro)
2011 – Visita a Atenas da Presidenta Dilma Rousseff (abril)
2011 – Resgate pelo Brasil, via Atenas, de grupo de 150 brasileiros que estavam sitiados em Bengazi, Líbia, durante conflito armado naquele país (fevereiro)
2010 – Criação do Conselho Empresarial Brasil-Grécia
2009 – Visita a Atenas do Chanceler Celso Amorim
2007 – Visita à Grécia do Presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles
2006 – Criação do Grupo Parlamentar de Amizade Grécia-Brasil
2003 – Visita à Grécia do Chanceler Celso Amorim, para encontro de Chanceleres da União Europeia e América Latina
Década de 1980 – Diminuição do número de gregos no Brasil, com o início de fluxo imigratório revertido, com a ida de descendentes helênicos para a Grécia
1958 – Elevação da Missão diplomática do Brasil à categoria de Embaixada
1945 – Reabertura da Legação do Brasil em Atenas
1941 – Fechamento da Legação do Brasil durante a II Guerra Mundial
1912 – Abertura de missão diplomática (Legação) do Brasil em Atenas
1883 – Instalação, em Santa Catarina, da primeira colônia grega no Brasil